Domingo, 7 de Março de 2010

Oscars 2010: Previsão

Hoje é dia Oscars. Para ser sincero, estes prémios cada vez têm menos significado para mim. Primeiro porque acho que a Academia tem certos tiques a escolher filmes e não trata todos de maneira igual. Depois porque às vezes parece mais um jogo político e de marketing do que uma distinção a uma arte.

 

Justos ou injustos, têm sempre a sua graça e causam debates interessantes. Os nomeados para Melhor Filme são:

 

  • Avatar
  • Blind Side, The
  • District 9
  • Education, An
  • Hurt Locker, The
  • Inglourious Basterds
  • Precious
  • A Serious Man
  • Up
  • Up in the Air

Não possos fazer grandes previsões porque só vi 6 filmes (Avatar, District 9, An Education, The Hurt Locker, Up e Up in the Air, sim eu sei, não vi Basterds). Dos que vi, gostei muito de todos, excepto talvez Avatar, que é sem dúvida muito divertido. É um filme bom, mas não "vencedor dos Oscars" bom. E daí, também não achei The Departed e Crash "vencedores de Oscars" bons.

 

Por mim, pode ganhar qualquer um, excepto a Pocahontas 3D. 2009 teve muitos bons filmes, mas não teve nenhum filme que eu tenha achado brilhante. Ou melhor, o filme que eu achei excelente nem sequer foi nomeado: (500) Days of Summer. Já estava à espera. Primeiro porque os senhores da Academia vão pelas modas e como um filme indie ganhou a última edição, tal não podia acontecer dois anos seguidos. Era mau para o espectáculo e para a reputação. Aliás, foi nomeado para os Globes na secção errada e perdeu para a comédia mais genérica e sobrevalorizada de sempre. É tudo uma questão de timing. The Dark Knight não foi nomeado o ano passado e Avatar foi nomeado este ano com hipóteses de ganhar. Será que vimos os mesmos filmes?

 

Dos nomeados, tenho uma ligeira preferência por An Education que, apesar de não ser perfeito, é um filme muito bom com uma interpretação excelente da Carey Mulligan. Sem dúvida a mais cativante das nomeadas a Melhor Actriz. Os outros já estão selados (Jeff Bridges, Christopher Waltz e Mo'nique) e este vai muito provavelmente para a Sandra Bullock. No entanto, estou a torcer pela Ms. Mulligan.

 

O prémio de realização está muito competitivo este ano. Acho que podemos excluir o Lee Daniels (apesar ainda não ter visto Precious). Se a Kathryn Bigelow ganhar será a primeira mulher a fazê-lo e a realização dela no The Hurt Locker foi cinco estrelas. Assim como a do Jason Reitman em Up in the Air. O Quentin também já anda à muito tempo a pedi-lo. No entanto, o James Cameron foi o mais inovador (embora não o ache que seja nada de transcendente, sublinho o que se tem dito: o gajo sabe como gastar 280 milhões de dolares). Se tivesse que escolher ficaria indeciso entre Reitman e Bigelow. Estou curioso em relação à decisão da Academia.

 

Dizem que o sprint final vai ser entre o The Hurt Locker e o Avatar. Gostei do primeiro, embora não tenha adorado, mas o Avatar ganhar seria uma grande injustiça. Eu nunca apostaria em tal coisa, mas o hype está a favor dele e, sejamos sinceros, o nome James Cameron tem bastante peso. Quão pesado? O suficiente para afundar um navio.

 

O Cineblog teve dois posts interessantes sobre o tema. Este e este.

Tags: ,

publicado por Ricardo às 19:22
link do post | comentar | favorito
|

Música da semana

Pesquisa

 
RSS